Translate

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

74º dia - O Fado Português


Ruas de Lisboa - Portugal
Hoje o dia foi longo. Longo e produtivo. Consegui conhecer boa parte de Lisboa, ir aos pontos turísticos, inclusive que incluem a história do Brasil (como o marco de onde saíram as caravelas que foram parar na América, por exemplo), andei de teleférico, passei pelas ruas pequenas da grande Capital, comi comida japonesa e finalizei a noite ouvindo um bom e típico Fado.
Falando em Fado, deixe-me explicar essa particularidade da cultura portuguesa. Muitos restaurantes aqui de Lisboa oferecem música típica ao vivo durante o expediente e a música mais popular neste lugares é o Fado. Uma melodia que lembra a nossa música boêmia do Brasil, mas que trás toda uma peculiaridade do lugar, das luzes de velas, do rito que envolve o assistir o Fado. Muitas pessoas nem mexem em suas comidas quando a cantora (na maioria das vezes), ou cantar está a entoar uma canção. A letra são cenas do cotidiano, emoções que marcam a particularidade da vida de cada indivíduo compositor que, na maioria das vezes, tem o seu nome perdido no concerto quando apenas ouvimos histórias sem saber de quem são. Um lugar aconchegante, luzes de velas, boa comida e boa gente. É, gosto de Lisboa!
Foto: Lilith Camilo Gomes
Eu e a Lu.
Aproveitei o ensejo de viver novas experiências e fui a um restaurante japonês, que tenho quase certeza que era chinês! Quase tudo aqui é chinês, brasileiro, árabe... Deve se parecer muito com São Paulo, com aromas de Rio de Janeiro!
Emoção ficar perdida no metrô. Creiam, eu e a Lu Miranda conseguimos ficar perdidas no metrô. O bom, foi que pude passar mais tempo dentro de estações e perto de "trens". Para falar verdade, foi tudo bom. Tudo de bom!
Nunca senti tanto o meu corpo. Sinto cada parte de tantas dores! Porém, bom é saber que tudo valeu e ainda vai valer a pena amanhã, se Deus quiser. Sabe porquê? Tenho conhecido muita gente boa por aqui, inclusive brasileiros (como tem brasileiro neste lugar!), música boa, pessoas simpáticas e todas abertas a conversar. Sou jornalista, né? Gosto disso!
Janta - Japonese Food
Tenho sentido que a Europa já é um pedacinho da minha casa. Hoje, quando estava andando pelas ruas de Lisboa, ouvi uma pessoa falar "Elissa, Elissa", quando olhei para minha frente, encontrei a Deniz que vei para Lisboa encontrar a família dela. Vejam só, já me dei ao luxo de encontrar amigos por acaso e ser reconhecida por eles em outras cidades!
Fico feliz por ela e passar alguns minutos conversando com a mãe dela fez-me feliz também. Amo os Turcos, a propósito.
Bom, por hora, deixarei fotos prévias dessa cidade maravilhosa - Lisboa.

Que Jesus Cristo os abençoe,

Nota: Vídeo feito por Lilith Camilo Gomes


Elisa Macedo, da Capital de Portugal.




Preparando-nos para ouvir um bom Fado...

... à luz de velas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.