Translate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Trânsito: Portugal X Espanha

Carruagem em Sevilha
Sabe quando você vê nos filmes as motinhas passando no meio de ruas pequeninas, de pedrinhas e perto de bares com mesinhas e você acha que é pura ficção para iludir seus olhos? Pois bem, não é não. Aqui as coisas são realmente assim, pessoal de moto, de bicicleta... Mas, existem aspectos que não vi nos filmes e que me chamaram atenção. 
Uma das coisas que mais me assustaram de primeira, aqui em Portugal, foi o respeito às leis de trânsito. Bom, primeiro eu me assustei com as leis de trânsito e, depois, com o respeito à elas.
Trem em uma das ruas mais movimentadas de Sevilha
Incrivelmente os carros podem estacionar nas calçadas, subir nos meios fios para fazer manobras, dar uma espécie de "cavalinho de pau" no meio da rua para não ter que fazer o contorno muito longe, coisas muito estranhas para quem está acostumado com o Código de Trânsito Brasileiro.
Trem em Sevilha
Porém, por incrível que pareça, o trânsito aqui é bem calminho. Para se ter uma ideia, hoje eu até vi uma carroça no Algarve,. Pois é, estou na fazenda... Em Algarve temos carroça, em Sevilha temos Carruagem... #Oremos! Mas, voltando...
Mesmo com todas essas loucuras dos motoristas, o que me chocou à primeira vista, quando um pedestre ameça querer atravessar, os carros param. Incrível!
Foto: Maickel Batista
Teve um dia que eu estava esperando a Isabella na esquina de um cruzamento e eu consegui parar 3 partes do trânsito. Depois que eu vi que os carros estavam parados é que eu fui perceber que eles estavam esperando por mim e, detalhe, sem buzinas, sem cabecinha pra fora xingando, sem irritações, nem nada... Apenas me esperando. Dá para acreditar?
Claro que, vez ou outra, a gente acaba encontrando um louco, afinal, seres humanos problemáticos temos em todo o mundo, não só no Brasil, no entanto, me chocou de verdade o respeito ao pedestre. Porém, tem uma coisa, se você está na faixa de pedestre onde tem  sinal, espere o sinal abrir para você. Não atravesse! Porque quando eles estão no direito deles, bem, eles agem como quem está com todo o direito e razão e você que saia da frente.
Foto: Maickel Batista
Já na Espanha o caso é bem diferente: OS CARROS NÃO PARAM NUNCA! Nem quando o sinal está verde para o pedestre. Entendi que a regra é assim: "se não tem pedestre, passa para não atrapalhar o trânsito, mesmo que o sinal esteja vermelho para você". Sério, andar pelas ruas da Espanha pode ser muito perigoso, principalmente para as pessoas que vieram de Portugal e da Turquia, onde as leis priorizam o pedestre.
Outra coisa interessante é o tipo dos carros. Em Portugal temos carros lindos, baratos e realmente confortáveis. Porém, os modelos são meio estranhos, muito típicos. Até os carros novos se parecem com modelos antigos melhorados. Já na Espanha... Meu querido! Só tem carrão nas ruas, sem falar das maravilhosas carruagens! 
Bom, esta foi uma das diferenças que observei no pouco tempo que estou em Portugal e da experiência que tive na Espanha. Ao longo dos dias eu mando mais. Fiquem com algumas fotos.
Abraços a todos e que Jesus Cristo os abençoe,


Elisa Macedo, de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.