Translate

domingo, 8 de setembro de 2013

10º dia - Orientation Week

Foto: Isabella Moura
Bom, ontem foi o meu décimo dia. Cheguei em casa bem tarde pra dormir e bem cedo para acordar. Por causa disso, preferi conversar com meus pais e amigos, ao invés de postar aqui primeiro. Então, é bem  provável que hoje vocês vejam duas postagens.
Acaba que ontem foi o último dia da semana de orientação da Universidade. Foram seis dias de eventos, palestras e outras festividades para comemorarem a presença dos intercambistas, vulgo Erasmus, e criarem um ambiente para interação entre os novos alunos.
Foto: Isabella Moura
Preciso confessar que me envergonhei das universidades brasileiras por um momento. Incrível a recepção e o sistema adotado pela universidade daqui. Profissionais capacitados, não só curricularmente, mas para o tratamento das pessoas e dos assuntos acadêmicos, sejam eles quais forem. Não que no Brasil não seja assim, mas, infelizmente, não é maioria as pessoas que levam a sério o seu serviço, principalmente quando ele é um cargo público.
Em todos os casos, graças a Deus, tudo correu muito bem! Conheci pessoas de quase todos os países do mundo nestes dias, falei com todas elas nos mais variados lugares e sobre os mais diversos tipos de assuntos. Pessoas que estão preparadas para lidar  com o ser humano na sua generalidade, independente da peculiaridade que cada um vai trazendo em sua bagagem pessoal, cultural e de experiências de uma forma geral.
Não dá para não comparar! É uma cultura muito diferente, com um povo de aspectos, por muitas vezes, iguais.
Depois dessa semana de orientação, eu continuo a me perguntar: porque as pessoas ainda têm tanta dificuldades em se respeitar?
Tinha de grego à troiano nessa programação e eu não estou fazendo uso de figura de linguagem ao dizer
Universidade 
isso, mas todos estavam convivendo bem, ou pelo menos se respeitando.
Agora eu realmente entendo o porquê que os intercambistas sãos chamados de Cidadãos Globais. São pessoas que estão sendo preparadas pelas experiências para lidar com os mais diversificados aspectos de distintas culturas.
Vamos que vamos, que amanhã começam as aulas.

Nota: 1 - Creia, passamos o dia 7 de setembro comemorando a independência do Brasil no Zoomarine, no país colonizador! Que paradoxo!
2 - Enquanto isso, no Brasil... Exército toca o Show das poderosas! - Obrigada Deus, pois estou na Europa!Bom, pelo menos eu comemorei a independência do Brasil no país colonizador. Começo a me perguntar porquê lutamos tanto por independência.

#Oremos!

Jesus os abençoe,

Elisa Macedo de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.