Translate

domingo, 12 de setembro de 2010

Tem momentos na vida que nada está muito claro para nós, sempre está faltando algo, ou tendo algo a mais. É uma medida estranha, pois por mais que tudo esteja bem, não está tudo bem.
O conflito do ser humano será eterno enquanto formos humanos, ou seja, com sentimentos falhos, escolhas a serem feitas, decisões a serem tomadas.
A vida não deve ser construída para o amanhã. É o hoje.
Muita gente gosta, inclusive eu a pouco tempo gostava, de colocar a vida em um rascunho para depois sair realizando. Fica dentro de casa pensando, vou fazer isso essa semana, mês que vem eu faço aquilo outro, vou esperar ano que vem para comprar não sei o que, daqui a dez anos vou estar ganhando não sei quanto e assim por diante. Mas o que acontece é que o tempo que perdemos fazendo rascunho da vida, a vida já está acontecendo.
Nos tornamos um homem velho pintando nosso futuro e isso se torna nossa realidade. Depois... ficamos sem tempo para conquistar o que tanto queríamos.
Temos mania de programar os fatos, de tentar adivinhar o dia de amanhã, embora muitas vezes não precise se fazer esforços para saber que algo irá acontecer, mas tudo tem um tempo e um lugar, cabe a nós fazer o certo agora. Temos que sonhar sim, mas já construindo bases sólidas para alcançarmos nossos sonhos.
Queremos esperar os 20 anos chegarem para criamos vergonha na cara e arrumarmos um emprego, os 25 para se casar, os 30 para ter filhos, programamos tudo, mas não nos lembramos que muitas pessoas acordaram ontem planejando, porém hoje não estão mais entre nós para realizarem seus sonhos.
É assim que 'funfa', você sonha realizando.
Esperar da vida suas oportunidades como se estivessemos na plataforma de um metrô é burice! Quem irá fazer as oportunidades serão nós mesmos. Porque quando queremos muito fazer algo errado nós cavamos o momento, o lugar, a pessoa? Fazemos tudo sair como se fosse 'obra do acaso' aquela coisa ter acontecido, mas lá no fundo sabemos que foram nós mesmos quem fizemos aquilo tudo e tentamos por a culpa em alguém, até mesmo em Deus? Mas quando é para fazer a coisa boa, pode estar tudo conspirando a nosso favor, damos logo um jeito de achar tudo errado e desistir de alcançar?
É assim mesmo.
É igual fumante. Quando ele tenta parar de fumar ele vê problemas na crise de abstinência, os amigos fumando perto, a esposa reclamando do cheiro de cigarro na roupa e um monte de blás. Porém, quando ele está fumando ele não vê problema, é incrível como as pessoas não veem o problema quando estão dentro dele. Não vê que o cheiro é irritante, que a fumaça vai pro seu pulmão destruindo seu organismo, fazendo sua mão feder e balinha de uva verde da halls não ajuda muito no bafo não, pelo contrário: piora!
Esse exemplo do fumante foi uma observação básica. Mas é assim mesmo.
Os problemas são um círculo. Quando estamos de fora deles sendo atraídos vemos problemas em estar perto e nos sentimos mal se tem alguém nos repreendendo para não irmos lá, por isso muitas pessoas não são felizes de mãos dadas com a felicidade, pois está fazendo o certo louco para ir dar um pulo no errado, ai culpa todo mundo depois. Mas quando estamos dentro não vemos problemas nenhum, nem nos sofrimento das pessoas que ficaram de fora, afinal cada um vive sua vida mesmo néa? (By sarcasmo online).
É realmente muito difícil ser bom no mundo de maus.
A opinião alheia domina mais a sua vida do que tudo e com isso você vive o que querem que você viva agora e fica deixando os seus sonhos de uma vida real no rascunho.
Seres humanos, quando irão aprender a serem mais racionais?

Nota: Parar de fazer da vida um rascunho é uma ótima. Tem que ser feliz agora, não dá para colocar na agenda "ser feliz amanhã as 14h".

8 comentários:

  1. Compartilho do seu raciocínio.
    Veja bem... enquanto as pessoas se preocupam em construir um futuro, eu penso que mais importante é construir um passado.
    .
    Parabéns, ótimo texto!
    .
    Estou escrevendo sobre comunicação e cultura se quiser ler:
    Blog do PCC (Por Comunicação e Cultura)
    http://aryneto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. vamos viver o hoje! amanhã poderá ser tarde demais!
    seu blog ta muito bom
    passa lá no meu tbm.. tem umas coisas de humor
    e para todas as idades, to te seguindo...
    http://legaljunior.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. olá!
    concordo com tudo em seu post, tudo mesmo.. gostei do fato de serem algumas ideias jogadas se articulando de maneira natural, prefiro assim do que aquele texto tematizado de redação de vestibular totalmente artificial.

    nunca está tudo ok para a gente... todos nós temos nossos problemas, e ao invés de nos concentrarmos no que está indo bem, insistimos em nos concentrar no que está indo mal... e talvez aí se encontra o problema de nunca nos sentirmos realizados...
    é como o dilema que você apresentou aí, por que raramente estamos correndo atrás das boas oportunidades que a vida oferece? eu pergunto por que não paramos de reclamar e nos concentramos nos momentos bons da vida?

    enfim, nós temos muito a evoluir ainda, e quando digo "nós" nesse comentário, estou me referindo aos seres humanos em geral :)

    http://songsweetsong.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. nunca tenho pasciencia para ler textos muiito grandes!
    maso seu texto e nao conseguir parar antes de chegar ao final!
    fazer de seu "hoje" o melhor! porque assim o seu amanha tbm sera bom!
    e parar de fazer a felicidade dos outros ser a sua tristeza!
    tai ai a formula da felicidade!
    ah... muito obrigado pleo comentario no meu blog! estou te seguindo! se quizer me seguir fique avontade! estarei sempre por aqui! beeijos!
    http://deunatellha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. olha, como disse uma vez Dalai Lama

    "... Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde.
    E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido..."


    Nós passamos muito tempo preocupados com o que vai acontercer, e esquecemos do que estamos perdendendo, eu sofri muito em moementos como esse,de planejar e ver que tud muda sem explicaçao aparente.,

    adorei seus textos, da uma olhada no meu blog la...

    http://enormalserestranho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todos pelos comentários.
    E realmente, muita coisa que vocês disseram ai é a pura verdade e complemento do que falei no texto, o ser humano se preocupa tanto em ver o problema que não enxerga a felicidade. Isso aconteceu comigo, mas na vida precisamos aprender, ainda que com os erros. Melhor que repetí-los.
    obrigada aos que estão me seguindo e daqui a pouco vou retribuir os comentários.

    ResponderExcluir
  7. pois é, as vezes ficamos somente imaginando o que queremos viver em vez de colocá-lo em prática. Deixamos tudo para depois e no final das contas não temos tempo para corrigir nossos problemas.

    ótimo post. seu blog tambem está muito bom.
    abraços, Equipe "Blog Arena.. Pra Que?".

    ResponderExcluir

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.