Translate

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cheiro de problema.


Já perceberam que quando tudo está sendo bordado como lindo, limpo e maravilhoso sentimos cheiro de problema? Não conseguimos nos acostumar com tudo bem não é mesmo? Mas, por que será?^^
O Brasil passa por uma fase aparentemente boa, todos estão altamente contentes com as vidas que levam, todos se sentem ricos pelo fato de poderem comprar tudo o que querem, mesmo que pagando no crediário em 80 vezes e com juros. Estamos todos felizes com o REUNI REUNindo todos que querem entrar na faculdade e dando "oportunidades justas e iguais para todos de fazer o mesmo" (vide candidatos por vaga UFJF 2010 ICE e ICH).
Estamos todos amando.
Mas um governo que não trabalha com bases e sim com 'topos' realmente faz tudo parecer lindo.
Não critico o governo Lula, ele até que foi feito de muito 'boas intenções', mas o caso é que de boas intenções o inferno vai estar cheio!
A questão é que não embasar, não dar bases sólidas para que os projetos que 'auxiliam' o povo permaneçam em vigor é quase tão ruim quanto não fazê-los, afinal, pior que não ter nunca é ter e perder um dia!
É isso mesmo.
Hoje existem pessoas pelo país abandonando os empregos e vivendo de benefício social (Bolsa acordei, bolsa dormi, auxílio sou um ser humano, etc.), existem pessoas que realmente precisam e não conseguem os benefícios por conta da alta burocracia por um lado e outras que tem de mais, por conta da falta de fiscalização.
A saúde está um lixo, exemplo disso já evidenciei diversas  vezes inclusive no merceareria (S.U.S - Sistema Único de Suplício), o PROUNI é lindo, porém vamos a um caso que eu observei e creio que o governo, se o viu, não o deu tanta importância.
Muitas faculdades particular tiram a vaga de um 'cotista do PROUNI' pelo simples fato dele ter esquecido a certidão de nascimento do avô falecido à 10 anos só porque ele já morou com a família. Além disso, os alunos que passam em outras Universidades e escolhem abandonar a vaga do PROUNI tem suas vagas... JOGADAS NO LIXO!
Isso mesmo, quando eu fui cancelar a minha matricula em uma determinada Faculdade particular aqui de Juiz de Fora, descobri que a tinha perdido não sei porquê (no momento nem entrei em detalhes, tinha passado na UFJF) e depois disso falei toda “inocentezinha”:
"O bom de vestibular é que você nunca tira a vaga de alguém, sempre se chama outro no lugar!"
A mocinha falou:
"Nada disso, quem deixou a vaga perdeu e esta não vai pra outro."
Só que eu conheço de gente que abandonou as vagas do PROUNI dá para fazer umas duas salas de aula estilo cursinho pré-vestibular.
Segredo, a vaga não vai pra ninguém, mas o imposto deles é abatido como se alguém estivesse estudando lá. ;)
Pior que isso é o governo falar que vai dar Universidade de qualidade para todos criando o REUNI e infiltrando "milhares" de pessoas na faculdade, com a pontuação de corte lá no chão (basta não zerar o vestibular e não tomar pau no ensino médio). A Universidade virou uma mãe, sempre cabe mais um, mas uma mãe moradora de rua, porque por mais que implemente as salas, faça-se expansão do espaço físico e um monte de blábláblá o número de professores é insuficiente, sem falar que dentro das salas há uma enorme disputa pela 4ª fileira entre os alunos, para ver quem fica mais perto do professor e consegue escutá-lo fazer a chamada. (Sangrento!)
EStamos batendo palmas pois "meu filho ta na facuuuulllldade!" - Como eu ouvi isso! - Mas só vamos ver o resultado disso depois que "Seu filho sair da faculdade"!
Enquanto está todo mundo estudando - teoricamente - e achando lindo estarem em um campus Universitário às coisas realmente vão bem, mas daqui a 4 anos teremos o resultado disso tudo, das mães Universidades, dos hospitais calamitosos e da inflação (desculpa) dos benefícios sociais no dando tchau.
Ainda tem o detalhe, os cursos que não dão um abraço de boa vindas no reuni "sofrem" dentro das Universidades.
(Você troca uma escola boa para seu filho por um monte de tijolos? / Você troca uma Universidade com ensino de qualidade por computadores novos? ^^ - que feio reitor! Você trocou.)
Agora a campanha política está linda não é mesmo?
Dizem por ai que a Dilma já ganhou e como ninguém gosta de votar em quem perde muita gente que iria votar na Marina Silva e em outros candidatos estão pensando "Ah vou votar na Dilma mesmo ela é o espelho do Lula".
Leis físicas, um espelho na frente do outro gera infinitas imagens se forem colocados no ângulo correto, certo? O Lula de frente com a Dilma e nós no meio estamos infinitamente ... Que bom!
Uma coisa eu sei, que se a Dilma ganhar ela não vai poder viajar, a não ser que ela troque de rosto de novo, porque o melhor de tudo está na sua metamorfose. 
Só torço para que caso ela ganhe não venha ficar tão atribulada que saia por ai assinando 'leis' sem ler, assim como fez com meu querido diploma! Quem sabe ela assine uma lei que tire o 13° salário, as férias remuneradas sem ler também? Coitada ela é um ser humano e está sujeita a erro. (Errar uma vez é humano, duas é meu ex. An?! oO).
Estamos entre a cruz e a espada, o Zezé Serra também, prefiro nem comentar, já sabemos bem como o Brasil caminha na mão dos tucanos... Realmente as coisas ficam difíceis para os Brasileiros. Bom seria todo mundo votar nulo e terem que fazer novas eleições com outros candidatos como reza (só rezando mesmo) a constituição, mas como isso é uma utopia... Pensem bem antes de votar e cuidado, o Brasil agora está a pão e água, porque está ficando cada dia mais difícil fazer circo, muito embora alguns políticos já o façam por nós.

Nota sobre estudo da Arte Retórica:
Zé Luiz diz: Sérgio, Qual a posição da mulher para a felicidade do homem?
(Sala em crise de risos)
Zé Luiz diz: Não vale citar o Kama sutra!
Sergio diz: Pow sakanagem, só porque eu já estava com ele todo na cabeça! Tow bricando. A mulher deve zelar pela moral e pelo corpo. (algo do tipo)
Zé Luiz diz: E vocês meninas, Qual a posição do homem para a felicidade da mulher?
Lis diz: Olha, financeiramente falando...
(Sala em crises de riso again)


* Foto by Google

12 comentários:

  1. Realmente, essa analogia à politica do pão e circo veio bem a calhar com a situação que o Brasil se encontra hoje. Eu que cheguei a pensar em votar na Dilma! rsrsrs
    Pensando justamente em continuar o trabalho do Lula...
    Mas o fato é que eu vou votar na Marina, mas só pra não anular. Acho que é a menos pior!

    Parabéns pela postagem!!!
    Cheia da opinião fundamentada da nossa futura jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Bom post, gostei. Vou votar na Maria, não voto no serra enm na dilme de jeito nenhum ! ;D
    Ótimo blog, parabéns !

    Depois, quando puder, vai lá no meu blog. Se gostar, siga-nos ;D
    www.gabrieltododia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tá complicado decidir em quem votar...do jeito que as coisas andam...Marina vai crescer muito do modo que as coisas vem acontecendo...bom texto

    ResponderExcluir
  4. Muitos acreditam nessa falsa realidade de que o Brasil está lindo e maravilhoso. É um perigo!

    O Brasil não está excelente! Pra chegar a esse patamar há de fazer muito, mas muito.

    Fiquei esperando avanços no governo Lula e, infelizmente, não vi. Tudo o que foi feito até agora, já estava programado muito tempo antes.

    Cadê o estadista?
    Cadê programa de Estado? Nem programa de governo o PT consegue elaborar e ainda querem classificar Lula como estadista. Pelo amor de Deus, viu!?

    Colher os frutos de quem plantou é muito fácil e cômodo. Quero ver se a Dilma aguentará o "tranco" de ser presidente ao enfrentar crises institucionais que aparecerão a partir do ano que vem...

    Competência frente ao Ministério de Minas e Energia ela não teve. Vamos testá-la como presidente, né?

    Quem sabe ela consiga.

    Abs,
    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom post.Espero que as pessoas irão votar , votem com a intenção de melhor o Brasil e não votar só por votar .

    http://dreamsofyorrana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O "bom" da Dilma ganhar é que ela colhe, ou retira as coisas que o Lula fez.
    Lula tentativa falsa de ser Getúlio!

    ResponderExcluir
  7. Está tudo meio maquiado e mascarado, só quem não é bobo consegue ver.

    ResponderExcluir
  8. Bom, creio que todos os programas de governo possuem falhas. É preciso aprimorá-los, não invalidá-los. O PROUNI, ao contrário do que muitos dizem, é uma forma de democratização do ensino superior, conheço jovens da favela que hoje são profissionais bem sucedidos graças ao PROUNI. Com relação ao REUNI, o programa expande as vagas nas federais, o que é muito bom. As federais sempre foram elitizadas, com alunos vindos de cursinhos caros. O fator meritocracia não é o mais relevante numa universidade pública, mas sim o conhecimento forjado com devolutiva à sociedade. Cursos noturnos foram criados graças ao REUNI, dando oportundiade para estudantes que trabalham. Enfim, o que está errado precisa ser aperfeiçoado, mas não se pode negar a tentativa desse governo em avançar no ensino superior.

    Quando puder visite:

    http://midiacidada.blogspot.com

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Estou num projeto na faculdade de analise do discurso e nossa, as coisas q vc disse no texto ficam ainda mais claras qdo vc analisa linha por linha no jogo da politica

    ResponderExcluir
  10. A tentativa foi boa? Fato! Mas é preciso mais do que tentar para governar um país. Que se faça uma coisa, mas uma coisa bem feita.
    E o ensino noturno em algumas faculdades já existiam (publicas) e com relação a alunos de cursinho... isso ainda é uma realidade, um aluno de escola publica sem nenhum outro preparo dificilmente entrará na faculdade (embora eu seja um exemplo de que isso é possível, mas vale lembrar que estudei em um colégio Federal e que muitos dos meus amigos se tivessem tido a mesma oportunidade também estariam na faculdade).
    A questão não é invalidar, mas sim fazer com que venham dar bases. o PROUNI é bom? Maraaaahvilhoso! Porém tem falhas? Com certeza. É isso que precisamos ver, pois 20 pessoas aqui, 70 ali, 100 lá, no final das contas as faculdades particular vao estar recebendo pra dar aulas para alunos invisíveis.
    E o Reuni... Questão que levaria mais do que um comentário para ser debatido, tem seus lados bons? Claro... mas não é o maior, com certeza, afinal não é só entrar na faculdade que faz um bom profissional.
    Obrigada pelos comentários galera.

    ResponderExcluir
  11. como meu amigo falou o unico jeito desse país ter um futuro bom é investindo pesado em educação

    ResponderExcluir

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.