Translate

sexta-feira, 26 de março de 2010

PANORAMA DO INSTITUTO




O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, muito conhecido na cidade por sua antiga nomenclatura, Colégio Técnico Universitário (CTU), conta com uma estrutura física totalmente desenvolvida para melhor atender as necessidades de aprendizagem dos alunos e de execução de aulas por seus professores.

Hoje a entrada principal pela Rua Bernardo Mascarenhas tem sua fachada provisória, pois o bloco administrativo está sendo construído onde será a entrada oficial quando terminada as obras.

A transformação de escola técnica para instituto técnico, além de alterar a realidade acadêmica com a inserção de cursos à distância e de níveis superiores, também irá modificar a atual organização de seus blocos.

Atualmente contamos com cinco blocos na área central, também conhecida como pentágono pela colocação dos blocos, uma cantina, duas quadras esportivas (uma aberta e outra fechada) com um bloco específico dos assuntos relacionados a aulas e eventos realizados nelas, duas áreas para estacionamento e mais quatro blocos de funcionalidade voltada para o ensino técnico com seus respectivos laboratórios.

No pentágono estão localizados os blocos de A a E e, cada um com seus departamentos, sendo o bloco A o até então bloco administrativo, com as salas do Diretor Geral Paulo Rogério, da direção de ensino, secretaria, o centro administrativo do patrimônio, o centro de recursos humanos e o serviço de orientação educacional(SOE), sendo que de todos esses setores o único que trabalha diretamente com os alunos é o SOE e a secretaria que também presta atendimentos ao público de uma forma geral.

O bloco B - INFORMÁTICA é o único bloco do pentágono que tem suas atividades voltadas para a área técnica, embora também complemente a grade curricular de outros cursos sendo responsável por ministrar a disciplina de informática básica.

O bloco C - Ciências da Natureza é responsável pelas disciplinas de matemática, química, física e biologia.

O bloco D - É o bloco das ciências Humanas responsável pelas disciplinas de geografia, história, filosofia e sociologia, além de abrigar durante as tardes os cursos técnicos de transações imobiliárias, turismo, eventos e design. Nesse bloco também se localiza o LECTUR, o laboratório de eventos do turismo, responsável pelos eventos anuais do Instituto como a festa junina e também por desenvolver trabalhos ao público com serviços de organização de eventos de uma forma geral, festas, bailes, formaturas, etc.

No bloco E está localizado o departamento de Códigos e Linguagens responsável pelas disciplinas de português, literatura, línguas estrangeiras (espanhol, inglês e francês) e Educação física. No primeiro piso está localizado o Infocentro onde os alunos utilizam livremente os computadores do colégio para fazerem trabalhos, a biblioteca, o xérox e a sala de estudos.

Como é notável não há como os alunos terem salas fixas, portanto eles circulam pelo colégio de acordo com os horários das aulas, essa metodologia facilita não só o desenvolvimento do aluno, como também a aplicação das disciplinas por seus professores, uma vez que tem suas salas voltadas somente para as aulas que ministrarão.

Esse fato faz com que o aluno do IFET venha ser obrigado a amadurecer mais rápido, pois o aluno terá que ter responsabilidade o suficiente para entender que precisa assistir às aulas e a administrar o seu tempo livre.

Os blocos F (Metalurgia), I (Elétrica), G (Mecânica) e H (Edificações) têm laboratórios direcionados para as aulas de ensino técnico, onde eles aprendem não só a teoria, mas a prática que terão que vivenciar no mercado de trabalho.

Hoje o IFET conta com seis tipos de cursos integrados ao ensino médio (Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica, Metalurgia, Edificações, Informática), onze concomitantes (além dos mesmos tipos do integrado são oferecidos os cursos de Turismo, Design, Eletrônica, Eventos e Transporte Rodoviário), além do curso subseqüente de Transações Imobiliárias e o curso para alfabetização de Jovens e Adultos (PROEJA) disponibilizando a formação no ensino médio e um diploma de Técnico em Secretariado.

Com a instalação do IFET foram implantados novos cursos de ensino à distância e de níveis superior (Engenharia Mecatrônica e Licenciatura em Física).

Mais informações sobre os cursos e exames de seleção pode ser vistos na pagina do IFET na web: www.ctu.ufjf.br .


Por Lis Masil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.