Translate

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Enchendo LINGUIÇA!


Acho que o povo da academia de letras brasileira ainda não se tocou que já não somos mais colônia de Portugal. Motivos? Alguém já reparou nas mudanças que a nossa gramática vai sofrer?^^
Obrigada aos mais inteirados do assunto.
Eu também sou outra que estou sabendo por alto, muito alto! Eu mesma estou meio que boiando nesse caso, mas pelo pouco que vi e o menos que ouvi, deu pra sacar que além do tão debatido trema, nossa língua ainda vai perder os hífens e algumas palavras perderam o acento que marca a silaba forte. Você tem uma IDEIA?
Pois é gente, não é só preguiça de digitar o acento, eu vi na TV que idéia vai virar IDEIA. Vocês têm IDEIA do que isso significa?
Significa que tudo que agente levou anos para aprender sobre acentuação hoje será jogado fora, por que segundo meu amigo, essa alteração é para igualar ou diminuir as diferenças entre o português e a língua “brasileira”.
Mas e daí? Tantas coisas mais importantes necessitavam ser mudadas e eles preocupados com o nosso padrão lingüístico?
Essa lei foi fácil mudar né? Por que eles não aproveitam e criam uma lei que toda criança tem direito a alimentação regular e diária e não criam postos de atendimento ao “menores faminto” com a mesma facilidade com que estão mandando imprimir livros com a nova gramática.
Um dos problemas apontados pela “antiga” gramática na lingüística era que geralmente filmes e livros tinham que ser traduzidos pro português duas vezes. E daí? Por que então Portugal não mudou o seu padrão? Talvez nós temos maior numero de pessoas falantes do que eles.
A elite brasileira gosta muito de papo pro ar, por que assunto que realmente merece uma devida atenção eles evitam debater. Motivos? Não sei. Você sabe? Alguém sabe? Será uma máfia? Será o que? O que será?
É vamos agora esquecer os anos que passamos ouvindo as professoras de português criando regrinhas, NÃO PARA DECORAR, MAS PARA MELHOR GUARDAR NA MEMÓRIA, ou seja, DECORAR.
Eta Brasil, espero um dia ter orgulho de escrever algo que realmente me faça sentir orgulho de pertencer a essa nação, pois não quero que esse país se torne uma moça bonita, ou seja, apenas mais um lugarzinho bonitinho no meio da galáxia.
Lis Masil.

5 comentários:

  1. tbm concordo cntigo acho um absurdo esta história de ficarem mudando a grámatica de nossa língua. coisas q na verdade nah irá mudar em nada

    abraçoooss

    http://robirobinson.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Lis, adorei o comentário que você deixou lá no meu Blog, e sabe, como disse outras vezes, gosto muito do seu Blog, da sua maneira de ser...
    Acho que vamos ser boas amigas...
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Não estou por dentro desse assunto, só ouvi falar por cima mesmo. Tanta coisa que precisa ser mudada aqui e eles vão envocar logo com a idéia ops idea rsrs
    Gostei do seu blog, tu aborda assuntos interasantes, e se expressa perfeitamente. Parabéns.

    quando der passa la no meu bauzin

    http://www.baufragmentado.blogspot.com/


    abraço

    ResponderExcluir
  4. eh...eu tbm fiquei sabendo mto pouco sobre essa mudança..mais tipow...se eh pra facilitar a minha vida eu aceito e nem reclamo.


    ah...tipow,o Brasil naum eh O melhor...mas tbm num eh o pior di todos...(minha opinião) eu me orgulho mto daki (e naum das pessoas daki),acho que ele tem mto a nos oferecer,e se as pessoas estragam ele eh pq naum tem gente de voz ativa pra mandar parar...eles são que nem crianças...se naum dê uma surra bem dada num aprende nunca!


    bjuu

    ResponderExcluir
  5. Bom Tama eu acho que o Brasil tem muitas coisas belas, mas são as pessoas que fazem o país, tanto é que antes do povo "civilizado" "descobrir" ele e não era país.
    Agora ele é.
    Mas de que adianta, se nós nos calarmos.
    Por enquanto eu não tenho um grande orgulho de ser brasileira, tirando o nosso futebol que na copa faz a mim e muitos nacionalistas doentes, não temos muito o que nos orgulhar, de feitos históricos e de revoluçoes.
    O Brasil precisa de um choque de personalidade!

    ResponderExcluir

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.