Translate

quarta-feira, 26 de março de 2008

Vestibular virou loteria!

No Brasil ta cada vez mais dificil pobre entrar numa escola de qualidade para se qualificar e poder se introduzir no mercado de trabalho.


As universidades federais estão lotadas de bacaninhas pelo fato de filho de pobre não poder pagar cursinho e também não poder se dedicar inteiramente aos estudos por ter que sair da escola em direção a um "bico" para financiar seu ensino médio!


É uma pouca vergonha! O vestibular virou loteria!


A simples arte de marcar o "X" no lugar certo vem se tornando habito frequente entre os alunos que concorrem a vestibular.


Não é dificil você ir a uma sala de aula e ver um aluno que é esforçado, dedica-se, chegar no vestibular tirar nota menor que um bagunceiro, baderneiro, que passou na berlinda.


O caso é que além de ser muita materia para estudar, temos que torcer para termos estudado a materia que poderá cair em pelo menos uma questão. Ou como muitas vezes, estudar tudo e cair nada!


Eis a indignação de uma aluna, que se dedica, não mandou tão mal, mas nao foi tão bem. Apenas reinvindica a forma como as universidades vêm avaliando os seus novos membros.

Acho que para entrar em uma universidade o aluno deveria ser avaliado pelo que ele fez durante toda sua vida acadêmica e não pelo que fez em 3,2 ou apenas 1 prova.


Perdão pelos erros de portugues expresso nessa postagem, mas minha revolta quer mostrar que até quem escreve errado, tem boas ideias!



Lis Masil.
*obs: Atualizei a parte que está em roxo, pois fui alertada por um colega da falta de uma opinião de como deve ser feito o exame de seleção já que eu considero o vestibular injusto.
Isso ai galera, podem me dar ideias e me ajudar, corrigir quando preciso e comentar sempre!
Beijim!*



16 comentários:

  1. hey lis!
    gostei do post
    não sabia q isso por ai andava assim tao mal ..
    enfim ... por aqui tambem nao anda melhor .
    nao desistas , tu que és esforçada, tenta provar o que vales . alguem tem que informar as pessoas direito acerca do que se passa , e acho bem tentares fazer isso atraves deste blog x)
    boa sorte!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Koeeee Lis!
    A a situação Tá Feia
    néh....
    eu vo fazer parte desse numero
    HUHuhuHuhuhu...
    Mas achei maneiro essa postagem...
    AbraçOO

    ResponderExcluir
  3. Brigada Sara. Vc sempre companheira, e realmente vou usar meu blog para isso sim. injustiças sem reclamações se toram justas, é como digo.
    E vc dudu... nem comento.(igual vc:P)

    ResponderExcluir
  4. mesmo q uns possam se preparar mais q outros, todos tem o direito de concorrer...

    "reinvindica a forma como as universidades vêm avaliando os seus novos membros."

    concordo q o vestibular pode beneficiar alguns...
    mas reclamar do sistema eh facil, mta gente fala fala fala, mas nao propoe nenhuma soluçao...
    eu sugiro q vc poste aki uma sugestao de um novo metodo de seleçao q seja justo...

    ResponderExcluir
  5. Acho o vestibular injusto, e as cotas preconceituosas.
    Isso mesmo Luciano, não vou só reclamar, tenha certeza que na proxima postagem vai estar uma sugestão sobre a forma que poderia ser. não tenho experiencia em planejamentos. Mas acho justo o aluno entrar numa universidade pelo que fez durante todos os anos em um colegio do que o que ele fez em apenas 3,2 ou apenas 1 prova.
    É mais ou menos assim que funciona minha ideia!!!

    Valeu por postar!

    ResponderExcluir
  6. eu acho q as cotas pra quem estudou em escolas publicas a vida toda servem pra diminuir um pouco a vantagem dos alunos q podem pagar cursinho, aula particular, etc...
    quero ver o q vc vai sugerir
    depois volto aki pra ler
    xD

    ResponderExcluir
  7. ^^ hey Lis, gostei do Post, bem realmente entrar numa Universidade Pública se tornou até mais difícil do que ganhar na loteira e se paga mais caro tbm, rsrs. Bem, é isso, beijão.rs

    ResponderExcluir
  8. Manda isso pra outros lugares. Ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Tbm acho...acho cotas preconceito tbm, ja que todos deviam ter as mesmas condiçoes.escolas publicas,particulares,branco,negro,verde, o que for, as condiçoes deveriam ser iguais pra tds,n é com cotas que essa condiçao se torna =, é melhorando as escolas q isso acontece.Pra faculdade,deveria ter tambem entrevistas,pq uma pessoa n é apenas notas,pq apenas isso seria requisito pra alguem poder ter um diploma?td a vida escolar da pessoa, e varias entrevistas tbm deveriam contar,ainda q permaneçam as provas...
    e acho q a maioria das pessoas só falam,pq n se muda um país(sistema oq ker k seja) sozinha.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente!!

    Como diz HG "todo conhecimento ocidental pós iluminismo resumidos numa única habilidade, marcar o "xis" no lugar certo"

    ResponderExcluir
  11. concordo com td
    parabens

    (ta mt gd...)hehehe

    ResponderExcluir
  12. A única cota q ainda acho "justa" por falta de opção é a cota pra escola pública.
    Que nem o Luciano disse, pelo raciocinio diminui a vantagem de quem pode pagar.
    Mas cota pra cor??
    Isso é muito injusto!
    Eles acabam falando ocultamente que negro é burro.
    Pra que cota pra negro?
    Negro tbm pode ser rico pagar um ótimo cursinho e ainda vai concorrer por cota pra negro?
    Isso eu não acho justo.
    E se não tiver dinheiro pra pagar o cursinho vai na cota por escola publica( pq se nao tem dinheiro nao pode pagar escola neh..).

    ResponderExcluir
  13. concordo com td
    mt bom msm

    (ta mt gd)hehehe

    ResponderExcluir
  14. [i]Isso mesmo gente. Vocês conseguiram compreender bem o que eu disse.
    Obrigada por comentar nessa postagem. a próxima já está pronta e é um complemento dessa.
    Vlw

    ResponderExcluir

Leu a postagem? Então não deixe de comentar. Abraços e que Jesus os abençoe, Elisa Macedo.